quarta-feira, 28 de novembro de 2012

BARROCO, O ESTILO DE MINAS


O termo barroco - cujo significado é" irregular, contorcido" - é usado para designar o estilo do período que vai de 1600 a 1750.O estilo barroco, nascido em Roma, tem elementos da Alta Renascença e do Maneirismo e é ligado à estética da Contra-Reforma - movimento dinâmico de autorrenovação da Igreja Católica - e cujas características básicas são o dinamismo do movimento com o trinfo da linha curva- especialmente na escultura e pintura - a busca da captação das reações emocionais humanas.
O Barroco foi uma das formas de expressão artística mais visíveis entre o século XVII e a primeira metade do século XVIII, no Brasil.

O enriquecimento provocado pela mineração e a forte religiosidade dos povos das minas, favoreceram o desenvolvimento das artes em Minas Gerais. O barroco desenvolveu-se no Brasil ao lado dos primeiros núcleos urbanos. As principais manifestações dessa arte foram as construções religiosas levantadas em Salvador e Recife. Mas, o auge do barroco, manifestou-se nas cidades mineiras do Ciclo do Ouro, como Ouro Preto e Mariana.
A riqueza resultante da exploração do ouro na região de Minas Gerais estimulou, em Ouro Preto, o surgimento do maior conjunto de arquitetura barroca do mundo e justificou o tombamento da cidade como patrimônio nacional, em 1933, e em patrimônio mundial, em 1980.
Igreja São Francisco de Assis -Ouro Preto
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/01/30/arquitetura-igreja-de-sao-francisco-de-assis-ouro-preto-157510.asp
Manuel da Costa Ataíde (Nossa Senhora dos Anjos)
http://www.historiamais.com/barrocoII.htm

AS JOIAS DA EPOCA
No século XVII, a preocupação da joalheria em mostrar as pedras e aprimorar as técnicas sobrepujou a expressão dos conceitos intelectuais, de status ou de expressão política ou crenças religiosas.

Ao mesmo tempo as descoberta das leis de refração e dos princípios da geometria analítica estimularam o processo da lapidação e polimento.

 Na metade do século XVII, a evolução técnico -estética das joias ressaltou dois elementos: primeiro, o aperfeiçoamento do talhe das pedras e o seu lugar de destaque nas joia. Outra característica desse período foi o uso de brincos de ouro e pedras preciosas com  desenhos de candelabros que se tornou um clássico.A vaidade impôs adornos com muita pedraria: broches, pingentes, brincos e camafeus.
http://pedradasorte.blogspot.com.br/2011/07/joia-do-periodo-barroco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário